Clique nas imagens para ampliar
O descarte de resíduos elétricos e eletrônicos (REEEs) deve atender a uma série de normas que visam a proteção do meio ambiente e da saúde das pessoas. E com o descarte de equipamentos médicos não é diferente, sendo que estes ainda estão sujeitos a resoluções específicas determinadas pela ANVISA.
Com o constante avanço da tecnologia na área da saúde e a crescente demanda por tratamentos e terapias cada vez mais especializados, os equipamentos médicos e hospitalares podem cair rapidamente em obsolescência e precisar do descarte prematuro. Além da substituição por novas tecnologias e equipamentos, o descarte de equipamentos médicos também pode ser necessário pelo desgaste e depreciação já esperados em razão do uso cotidiano.
Em ambos os casos, o descarte de equipamentos médicos deve ser feito de forma responsável e correta. Todos os envolvidos na fabricação, comercialização e utilização de eletroeletrônicos são responsáveis pelo descarte destes equipamentos.
COMO DEVE SER FEITO O DESCARTE DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS
O processo de descarte de equipamentos médicos inicia-se com a coleta do equipamento. Em seguida, as partes e componentes são separados e classificados. Com este processo de inventário, é possível definir qual a melhor destinação para cada peça, pois os equipamentos médicos são potenciais contaminantes por conter elementos tóxicos, entre seus componentes e materiais. Motivo que leva o seu descarte requerer atenção especial em conformidade com legislação vigente.
Todo o material é analisado e testado. Partes em funcionamento podem ser utilizadas para manutenção ou upgrade de outros aparelhos da própria clínica ou hospital. Caso não tenham utilidade para a empresa proprietária, mediante sua autorização, é possível proceder à descaracterização destas partes funcionais e encaminhá-las para tratamento, recondicionamento de eletrônicos, revenda ou doação.
Componentes não recicláveis recebem destinação segura dentro dos parâmetros legais. O descarte de equipamentos médicos e suas peças, por exemplo, deve observar as normas de legislação específica para peças com esta característica.
DESCARTE RESPONSÁVEL E ESPECIALIZADO
A Reciclo Inteligência Ambiental S/A é uma empresa especializada em gestão de resíduos eletrônicos e é referência no descarte de equipamentos médicos. A empresa atua mediante rigorosos padrões de qualidade e garante o descarte responsável e ambientalmente seguro dos mais diversos tipos de resíduos eletrônicos.
Para saber mais sobre Descarte de equipamentos médicos
Ligue para 11 2254-0950 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!